Citizen Blind Experience

    O Citizen Blind Experience (CBE) foi um evento organizado voluntariamente pela make IT happen. A ideia de realizar o CBE foi inspirada na proposta de valor da São Paulo Tech Week, evento anual que ocorre em São Paulo, com foco em inovação e tecnologia, e que em 2017 promoveu o tema “São Paulo cidade inteligente, cidade do futuro”.

    Olhando para o tema, achamos que para que a cidade de São Paulo do futuro seja de fato inteligente, ela deva ser inteligente para todos, e que o maior beneficiário de uma cidade, é o próprio cidadão em si.

    Com isto, pensamos em fazer algo que pudesse levar em conta o lado do cidadão, e como um desafio ainda maior, do cidadão que atualmente enfrenta inúmeras dificuldades na cidade do presente, seja por não ter mobilidade e acessibilidade, seja por não ter chance de sociabilização, de curtir alguns direitos importantes como lazer e cultura.   

A CIDADE DO FUTURO É UMA CIDADE PARA TODOS.

Como a colaboração, inovação e tecnologia podem melhorar a experiência de cidadãos com deficiência visual?

#pracegover: logotipo citizen blind experience, formato de um globo ocular azul escuro em  desenho estilizado

Organizadores da make IT happen,  Regus e Fotografia Cega

    Citizen Blind Experience, the city of the future is a city for all. CBE was a voluntary event organised by make IT happen in 2017, intended to understand how we could make the best use of collaboration, innovation and technology in order to provide cultural access to blind people. During one day, we visited some well know museums in teams formed by blind and normal vision people, to live a real experience and sense its challenges and opportunities. All the findings and ideas were put together in an open report, which is available for companies, entrepreneurs and anyone who is interested in seeing beyond.           

    A escolha de fazer o projeto com cidadãos com deficiência visual levou muito em conta uma crença da make IT happen de que poderíamos nos deparar com obstáculos muito grandes, pois muito do que conhecemos de experiências culturais e de lazer muitas vezes envolvem imagens, a própria descrição de uma obra de arte, caso haja, é uma imagem – e neste mundo predominantemente de imagens, como um cidadão com deficiência visual pode sair para curtir um domingo cultural?

    Nos intrigava querer entender se atualmente já existiam estruturas e tecnologias que pudessem ajudar nesta experiência, e nos estimulava poder pensar em novas ideias, fruto de uma experiência real. 

    Com isto em mente, desenhamos o projeto, apresentamos para a organização do SP Tech Week, que nos deu algumas dicas valiosas e apoio, arrumamos duas super parcerias, com João Maia, líder do projeto Fotografia Cega e com a Regus, multinacional do setor de locações, e no dia 11 de novembro fomos para a Avenida Paulista viver nossa experiência.

    Este documento contém o relato pontual de nossa experiência, onde apresentamos os desafios e gargalos, bem como os pontos positivos que encontramos ao longo da jornada e ao final algumas reflexões e ideias que possam servir de inspiração para que grandes corporações, start-ups, empreendedores autônomos, governo e principalmente para que cada um de nós, com nossa iniciativa e atitude própria, possa ajudar no processo de transformação de nossa sociedade do futuro, mais inteligente, mais acessível, que comece agora!  

O report é um presente para a sociedade. Para baixá-lo basta deixar seu nome e e-mail e receberá o acesso ao arquivo em PDF. 

Participantes do Citizen Blind Experience na Regus Center 3

ENGLISH VERSION: if you require an english version please refer directly to danielcapeloza@makeithappen.net.br

DIGITAL TRANSFORMATION BY MAKE IT HAPPEN © SINCE 2015

Avalie a maturidade digital de sua empresa e coloque a tecnologia a seu favor

contato@makeithappen.net.br                                                                                                                        

Vila Andrade - São Paulo/SP - Brazil                                                                                                

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon